Pintei a parede e choveu. E a agora, como proceder?

12/01/2024

O que acontece quando a pintura recente toma chuva?

Quando a pintura recente é exposta à chuva, à água de maresia, à garoa ou ao sereno, o processo de secagem é interrompido, ocasionando uma série de problemas.

Manchas

Ao entrar em contato com a tinta ainda úmida, a água da chuva pode solubilizar os componentes. Isso faz com que eles se acumulem na superfície e resultem na extração de solúveis, manchas que podem apresentar brilho, coloração amarelada e pegajosidade.

Descoloração

Diluindo a tinta fresca, a chuva faz com que ela escorra, resultando em descoloração na superfície recém-pintada. Isso pode criar uma aparência irregular e pouco atraente.

Bolhas e enrugamento

A penetração da água da chuva na tinta úmida pode criar bolhas ou causar o enrugamento da película. Isso deixa a superfície com uma textura irregular e pode exigir retrabalho.

Perda de aderência

Expor a tinta fresca à água, como pintar em dias de chuva, pode interferir na aderência na superfície. Isso faz com que o produto não se prenda de forma adequada, aumentando o risco de descascamento no futuro.

Tempo prolongado de secagem

A umidade pode prolongar significativamente o tempo necessário para a tinta secar completamente. Isso atrasa a conclusão do projeto e aumenta a probabilidade de danos à pintura.


Contaminação

A água da chuva pode trazer sujeira, poeira e detrito para a superfície, fazendo com que eles se misturem à tinta fresca. Consequentemente, a região pode ficar áspera e irregular.

Como solucionar problemas?

Para as manchas

No caso de manchas de chuva na pintura da parede, indica-se fazer uma limpeza profunda na superfície. Para isso, é possível utilizar uma mangueira, despejando água em abundância na área, sem esfregar. Ao fazer isso, pode-se formar uma espuma na região. Remova-a com a água e aguarde secar.

Para bolhas e enrugamentos

Se houver o surgimento de bolhas e enrugamentos, recomenda-se remover a tinta solta com uma espátula ou lixa de grãos finos suavemente. Depois, corrija a superfície com uma massa niveladora, lixe até ela ficar lisa e repinte, aplicando camadas finas e uniformes para evitar o acúmulo de tinta.

Para contaminação

Se você relatou “pintei a parede e choveu. Agora, minha superfície está contaminada com poeira ou detritos”, a dica é fazer uma limpeza suave na região, usando um pano ou uma esponja limpa umedecida com água, removendo a sujeira sem danificar a tinta.

Se a poeira e os detritos forem mais difíceis de remover, você pode considerar uma lavagem um pouco mais profunda. Aplique água morna e detergente em uma esponja ou uma escova de cerdas macias para limpar a área contaminada. Feito isso, caso precise, prepare a superfície com massa niveladora e lixa para retocar a pintura com cautela e não acumular tinta.

Dicas para evitar danos na pintura pela chuva

Planeje-se

Decidiu pintar a parede? Planeje-se! Programar-se para realizar a pintura é a melhor forma de evitar danos pela chuva, certificando-se do clima no dia e antecipando-se para realizar a pintura no período da manhã, tendo tempo dela secar antes da temperatura mudar.

Escolha bons produtos

Investir em tintas de alta qualidade pode tornar sua pintura mais resistente a danos causados pela chuva. Em geral, produtos formulados com bons componentes são mais duráveis e menos propensos a manchas.

Priorize composições com secagem rápida

 Tenha paciência

Ter paciência é uma dádiva. Em um processo de pintura, isso é essencial. Afinal, imprevistos podem acontecer sem significarem o fim do mundo. Com cautela, é fácil resolvê-los!